Sobre os sonhos em uma análise
- psirafaelroque
- 15 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2022

Sonhar é uma experiência provocadora, é como um filme dentro de nós, mantém uma relação direta com aquilo que está no nosso íntimo e que mesmo assim é misterioso, complexo.
Mas afinal, o que são os sonhos? Teriam eles algum significado?
Várias teorias já foram sugeridas para explicar os sonhos, algumas com embasamento científico e outras não. No que concerne a ciência, a psicanálise traz alguns apontamentos.
Em "A Interpretação dos Sonhos", Freud indica que os sonhos são manifestações do inconsciente, tendo relação com questões que foram pouco elaboradas, não ditas ou reprimidas em nós. Os sonhos seriam tentativas de simbolizar tais questões, podendo ter uma relação com os nossos desejos, inclusive.
Na clínica, os sonhos são materiais de muita importância, sua interpretação se aplica a partir da narrativa do paciente e nada tem a ver com as significações definidas que vemos por aí.
Por ter relação com o inconsciente, os sonhos são subjetivos e por isso a interpretação vem do discurso, é na fala do paciente que o seu real sentido poderá aparecer.
Em resumo, não há significado prévio de um sonho, a interpretação quem pode dar é somente o paciente no momento em que está falando sobre ele em sua análise, podendo associar com outras questões de si e tendo alguns apontamentos do analista, se necessário.
E você, com o que você tem sonhado?
Comentários